top of page

PASSADO - GRANDES E PEQUENAS EXPOSIÇÕES

O Inicío

2013

O Grupo Modelstep é criado em 2013 quando Sérgio Tavares, que na altura tinha um blog com o nome Modelstep Napoleonic Campaigns, conhece Vítor Mestre do blog Batalhas Napoleónicas e David Silva do blog Marechal a 1/72. Após algumas conversas online os mesmos acabam por se conhecer pessoalmente no Vimeiro na exposição da Oestemodel. Os interesses pessoais pela História Militar Portuguesa, o período Napoleónico e as Linhas de Torres uniram estas pessoas criando o Grupo Modelstep.

A primeira atividade do grupo, curiosamente, não esteve relacionada diretamente com o modelismo mas com as Linhas de Torres. Em 2013 o grupo realizou uma visita às Linhas de Torres pelos fortes da Serra da Aguieira e pelo Forte do Arpim na qual o guia foi o então Tenente Coronel, José Paulo Berger.

 

Para este evento foi contactada a Câmara Municipal de Loures (CML) para que o grupo de visitantes pudesse visitar o Centro Interpretativo das Linhas de Torres em Bucelas.

 

Pedido este que foi aceite amavelmente pela CML, tendo a mesma disponibilizado a presença da Arqueóloga Florbela Estêvão que veio um pouco mais tarde a tornar-se peça chave no desenvolvimento do grupo. Após este evento a Florbela Estevão ficou a conhecer o nosso hobby, tendo demonstrado interesse nos trabalhos que realizávamos de forma individual.

 

Surge então uma versão embrionária do que é o hoje o projeto Invasões. O grupo começa a idealizar uma exposição itinerante com dioramas pelos vários concelhos da rota Histórica tendo o grupo feito os primeiros trabalhos em conjunto resultando em 3 maquetes de fortes: Forte da Boca da Lapa, Forte da Ajuda Grande e Forte da Ajuda Pequena, hoje são peças pertencentes da Câmara Municipal de Loures e o nosso bem-haja pela oportunidade e apoio dado.

Exposições

2014 a 2019

2014 - Embora a exposição itinerante nunca se tenha concretizado por falta de apoio, surgiu um convite da CML através da Flor Estêvão para realizarmos uma exposição com os nossos modelos e dioramas, criando assim o 1.º Encontro de Modelismo de Loures também conhecido como no meio modelistico como Exposição Modelstep Loures.

Nessa primeira exposição tivemos a participação especial do Grupo de Modelistas da Zona Oeste e da Associação de Jogos de Simulação de Portugal (AJSP), que ajudaram a dinamizar o evento. 

 

2015 - A CML voltou a convidar-nos para realizar um segundo encontro de Modelismo e desta vez contámos também com o apoio do Grupo Amantes do Modelismo, novamente da AJSP e de alguns amigos que fomos conhecendo devido ao modelismo.

A exposição foi crescendo e o Francisco Rei juntou-se ao grupo, apoiando-nos na exposição, ainda que por esta altura não desenvolvesse nenhuma actividade modelistica.

 

É também neste evento que conhecemos o Paulo Pereira. Participou na exposição e percebemos que partilhava dos mesmos gostos do grupo. Viria a juntar-se ao grupo nos meses seguintes, trazendo um novo dinamismo ao grupo e contribuindo para o futuro crescimento do grupo e da exposição. Desde aí o grupo é constituído pelos 5 elementos.

Neste ano o grupo Modelstep esteve presente no Museu Militar de Almeida com figuras a 1/72 e com a maqueta do Forte da Ajuda Grande integrando a exposição. Pode ver noticia em anexo em Beira. pt​

Foi neste ano que o grupo foi convidado a participar nos 205 anos da Batalha do Bussaco, tendo o grupo realizado o seu trabalho de maior dimensão até à data, com um Diorama de 4mt por 5mt e cerca de 1000 figuras da Batalha do Bussaco tendo o mesmo estado presente no Cineteatro da Mealhada.

 

2016 - O Terceiro encontro acabou por ser um dos mais carismáticos, a sala de exposições de Loures acabou por ficar pequena para tantos modelos e visitantes, contribuindo para isso também a presença inédita de espaços comerciais. Foi nesta exposição que se viu que o crescente sucesso da exposição carecia de mais espaço, o que nos levaria ao quarto evento e ao Pavilhão do Oriente em Moscavide.

2017 - O sucesso da exposição levou que a CML nos pedisse que a Modelstep arranjasse um parceiro com carácter jurídico para que se oficializasse um protocolo.

Nesta altura surge a AMRL, tendo dois elementos da Modelstep sido convidados a integrar a mesma. Aproveitando esta nova entidade, pedimos que a AMRL passasse a fazer parte da organização de forma a irmos de encontro ao pedido pela CML.

2018 - A AMRL entra na 5 edição já na fase final de preparação da exposição trazendo pela primeira vez as inscrições on line, um site para a exposição e o apuramento das votações dos prémios. 

2019 - No final desta exposição o Grupo Modelstep e a AMRL decidiram por fim à parceria, o que inviabilizaria a nossa participação na organização de nova exposição.  O grupo faz  então um regresso às origens e cria o projecto "Invasões" com objectivo de ensinar a nossa história militar através do Modelismo.

​Resumo da evolução da Modelstep Loures

2014

Visitantes - 200 

Modelos - 122

2015

Visitantes - 292

Modelos - 245

2016

Vistantes - 806

Modelos - 750

2017

Visitantes - 1217

Modelos - 937

2018

Visitantes - 1520

Modelos - 724

2019

Visitantes - 1140

Modelos

bottom of page